quarta-feira, 30 de julho de 2014

Primeiro período



UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
AUTORIZAÇÃO: DECRETO Nº92937/86, DOU 18.07.86 – RECONHECIMENTO: PORTARIA Nº909/95, DOU 01.08.95
COORDENAÇÃO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL DA UNEB
Portaria n.º 0264/2009, publicada no D.O.E. de 07 e 08/02/2009


GRADUAÇÃO: LICENCIATURA EM HISTÓRIA
DATA 15/11/2011    POLO:Santo Estevão   GRUPO G 27
DISCIPLINA: Sociologia
PROFESSOR: Lais Viena de Souza                       SEMESTRE 01
ESTUDANTE:Alan Machado Borges
TP:Marcos Paulo TD Gracione Batista


Questionário (Valor 3,0)
Instruções: Este questionário deverá ser respondido conforme forem apresentados e discutidos os conteúdos correspondentes. Ao final de cada aula procure responder as questões, sintetizando o conhecimento construído. Cada questão vale 0,2 pontos, totalizando 3,0 pontos.

1 – Analise o contexto histórico do surgimento da Sociologia enquanto ciência, descrevendo o cenário da sociedade e economia da Europa no período.

A sociologia surge em meio as transformações políticas de movimentos revolucionário como: o socialismo utópico, o nacionalismo, o comunismo, o anarquismo entre outras teorias políticas e sociais. As revoluções industriais e francesas criaram mudanças significativas na vida em sociedade.

2- Construa uma síntese das principais idéias de Auguste Comte, destacando sua idéia sobre as ciências e sobre a sociologia.

Comte identifica três estágios na evolução da sociedade: o teológico, o metafísico e o positivo. A sociedade é regida por leis naturais independente da ação humana e invariáveis;  pode ser examinada pelos mesmos métodos e processos das ciências da natureza. As ciências, tanto da natureza como sociais , devem restringir-se a explicação causal dos fenômenos de forma objetiva, livres de juízos e valores, deixando de lado os preconceitos. Na classificação das ciências, Comte coloca a sociologia no lugar mais alto.

3 – Elabore uma breve narrativa sobre a biografia de Karl Marx.

Karl Heinrich Marx, nasceu em 05 de maio de 1818, seu pai Herschel Marx ( 1759 – 1834), sua mãe Henri Pressburg ( 1771 – 1840) ambos judeus.Impedido de seguir uma carreira acadêmica, tornou-se em 1842, redator chefe da gazeta renana, onde conheceu Friedrich Engels nesse mesmo ano.Casou-se no dia 19 de junho de 1843 com Jenny Von Westphalen, tiveram cinco filhos.Marx faleceu de bronquite e pleurisia em 1883.
O Marxismo  é o conjunto de idéias filosóficas, econômicas, políticas e sociais.Marx e Engels elaboraram minuciosamente o modo de produção comunista.





4 – Explique com suas palavras o valor que marxismo atribui a economia na explicação da história das sociedades, destacando o conceito de modo de produção.

Marx identifica as sociedades, em cada uma de suas fases teria imperado um modo de produção social que abrange todas as relações humanas.
Modo de produção é a maneira como se organiza o processo pelo qual o homem age sobre a natureza material para satisfazer as suas necessidades.

5 – Exemplifique o que é dialético.

É um diálogo de idéias, demonstrar por meio de argumentação capaz de distinguir claramente os conceitos envolvidos na conversa.

 6 – Analise e explique com suas palavras o que é materialismo histórico.

É uma abordagem metodológica ao estudo da sociedade, da economia e da história.

7 – Conceitue o que é a sociologia e qual seu objeto segundo Durkheim.

A sociologia pode ser definida como a ciência “das instituições, da gênese e do seu funcionamento” ou seja de toda crença, “todo comportamento instituído pela coletividade”.O seu objeto é os fatos sociais.

8 – Analise o conceito de fato social segundo Durkheim e exemplifique.

É algo dotado de vida própria, externa aos membros da sociedade e que exerce sobre os seus corações e mente uma autoridade que os leva a agir, a pensar e sentir de determinadas maneiras. Ex:regras jurídicas, morais, dogmas religiosos, maneiras de agir, costumes.

9 – Descreva os tipos de solidariedade segundo Durkheim.

A solidariedade é chamada de mecânica, quando “liga diretamente o individuo à sociedade.A medida que se acentua a divisão do trabalho social, a solidariedade de mecânica se reduz e é gradualmente substituída por uma nova:a solidariedade orgânica ou derivada da divisão do trabalho.

10 – Analise as idéias de moralidade   e anomia, e reflita sobre a nossa sociedade contemporânea.

No estado doentio que se encontra a nossa sociedade contemporânea caracterizada pela redução de determinadas instituições como a religião e a família, com isso a profissão assume importância cada vez maior tornando herdeira da família. Na situação que se encontra é preciso elevar a importância da moral na integração dos homens à vida coletiva.

11 – Explique o que são tipos ideais segundo Weber.

É um instrumento à analise cientifica como uma construção operacional do pensamento, que possuem três características básicas:racionalidade, unilateralidade e o caráter utópico.


12 – Conceitue ação e ação social e sua tipologia segundo Weber.

Ação é toda a conduta humana dotada de um significado subjetivo dado por quem a executa e quem orienta essa ação.Ação social refere-se a qual quer ação que leve em conta ações ou reações de outros indivíduos e é modificada se baseando nesses eventos.Alguns tipos de ações sociais: Ações racionais, ações instrumentais, ações afetivas e ações tradicionais.

13 – De que forma Weber analisa a ética protestante?

Ele afirma que a ética protestante é o espírito do capitalismo.

14 – Para você, de que forma a sociologia nos ajuda a compreender o mundo que nos cerca?

Através do conhecimento que a mesma nos fornece da sociedade e esse conhecimento é fundamental para o entendimento e compreensão do mundo.

15-Aponte as principais contribuições de cada autor estudado para a Sociologia.

Agusto Comte: o Positivismo, Karl Marx: o Marxismo, Durkheim: O estudo das espécies sociais pela biologia, para a comparação da sociedade tendo,  como principio a origem comum a todos os indivíduos, .Ele se esforçou para emancipá-la como disciplina cientifica.Weber: as especificidades das formações socio-históricas e do papel a subjetividade na ação e pesquisa social, estudando os sujeitos humanos com leis e metodologias próprias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário