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UNIVERSIDADE
DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
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GABINETE
DA REITORIA
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GESTÃO
DOS PROJETOS E ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA
RESOLUÇÃO Nº 709/2009 –
DOE DE 21/07/2009
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Curso:
Licenciatura em História
Disciplina:
Seminários Historiográficos
Professora
Formadora: Maria Antônia Lima Gomes
TP
Juliana Araujo TD Verena Pitanga Semestre 05
Polo: Santo Estevão Grupo: G27 Data: 25/09/2013
Cursista:
Alan machado Borges
Atividade:
Questão 1 .
O que você, futuro profissional de História, entende/compreende por escolas,
paradigmas, especialidades e correntes na História?
Escolas,
paradigmas, especialidades e correntes na História.
Nota-se
que há uma complexidade quando se trata desta temática, devido à fragmentação
que se faz quando se conceitua as mesmas, sabendo-se que o profissional de
História é um clínico geral especializado em uma determinada área, como um
cardiologista sem deixar de ser um médico clínico geral.
As
escolas constituem-se em categorias que se relacionam a uma espécie de corente
de pensamento já os paradigmas são as normas orientadoras de um de um grupo que
estabelecem limites e que determina como se deve agir dentro desses limites, é
um padrão.
Especialidades
são conhecimentos ou habilidades que se têm sobre um determinado assunto, já as
metodologias são as correntes na História, sendo dentre outras: Positivismo,
Materialismo histórico e Escola dos Annales.
A
primeira privilegia a história, elitizando a mesma sem criticá-la, são os fatos
contados por uma visão elitizada, a segunda por sua vez enfatiza o aspecto
econômico da sociedade no estudo da História, a terceira por sua vez vem
incorpora em seus estudos, fatos até então excluídos como: a história da
mulher, das crianças, dos doentes mentais dentre outros; tornando o
profissional de História um crítico.
Porém
como disse antes, percebe-se que o profissional de História, bebe nas fontes, e
escreva a História sem separar-se completamente das mesmas, assim como um
médico clínico geral, especializa-se como cardiologista sem deixar de ser um
médico.
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