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UNIVERSIDADE
DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
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GABINETE
DA REITORIA
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GESTÃO
DOS PROJETOS E ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA
RESOLUÇÃO Nº 709/2009 –
DOE DE 21/07/2009
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Curso:
Licenciatura em História
Disciplina:
Seminários Historiográficos
Professora
Formadora: Maria Antônia Lima Gomes
TP
Juliana Araujo TD Verena Pitanga Semestre 05
Polo: Santo Estevão Grupo: G27 Data: 02/10/2013
Cursista:
Alan machado Borges
Atividade 01 do
bloco 02:
Orientações: Ler os textos
indicados, Falcon, (1996) e de Freitas (2012) e responder às questões da
atividade 1 e atividade 2:
Atividade 1 : Tarefa: Questão 1-
Os dois textos dissertam sobre a questão da identidade do historiador. Você
concorda, discorda? Justifique.
A
identidade do historiador
Concordo,
pois a identidade do historiador mostra-se evidente nos dois textos, sendo de
forma resumida no escrito de FARIAS, que se detém na questão macro e micro da
história com enfoque pela busca constante e emergencial de novas fontes. Já FALCON
por sua vez vai mais além, baseando-se no positivismo do inglês G. R. Elton e
no francês R. Chartier, representante da terceira geração dos Annales, para
demonstrar a identidade do historiador.
Nota-se no
primeiro texto que para investigar a historiografia do Brasil, de longe sem uma
escolha de como proceder como historiador do micro ou do macro; é preciso
surpreender os olhares sobre as fontes, e a analise das fontes fazem parte da
identidade do historiador, vale lembrar que existem fontes escritas e fontes
orais, porém o local onde o historiador irá pesquisar deixará evidente a sua
identidade, se ele se detém apenas a arquivos oficiais ou até mesmo na consulta
de fontes orais elitizadas, perceberemos se tratar de uma identidade
positivista.
Porém se o historiador procurar criticar e tiver
visões diferentes de um mesmo fato, por exemplo, ele será um historiador ligado
à escola dos Annales. Que diferente da primeira procurar estudar a História dos
excluídos, dos vencidos, dos que foram silenciados, por não pertence à elite.
Os textos
procuram enfatizar e descrever sobre a identidade do historiador destacando-se
a tradicional e a moderna, (positivismo e annals).
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