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UNIVERSIDADE DO ESTADO
DA BAHIA – UNEB
GABINETE DA REITORIA
GESTÃO DOS PROJETOS E
ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA
RESOLUÇÃO Nº 709/2009 –
DOE DE 21/07/2009
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Curso: Licenciatura em
História
Disciplina: História da
África
Professor Formador: Raphael
Vieira
TP: Juliana Araujo TD: Verena Pitanga Semestre: 04
Graduando: Alan Machado
Borges
Polo: Santo Estevão Grupo: G27 Data: 16/07/2013
Atividade: síntese –
Expansão Muçulmana.
A
EXPANSÃO MUÇULMANA
Os muçulmanos
eram povos que habitavam principalmente a Península Arábica,
localizada no Oriente Médio. Na região litorânea, eles constituíram algumas
cidades e desenvolveram a agricultura, o que possibilitou uma sedentarização.
Já no interior da península, por ser formada em sua maior parte por áreas
desérticas, viviam como nômades, cuja atividade principal era o comércio,
realizado em grandes caravanas.Os árabes se organizavam politicamente em
tribos, não havendo unidade em um Estado. No aspecto religioso, eram politeístas,
destaca-se o animismo e o fetichismo.
Maomé nasceu na cidade de Meca,
em 570. Meca era um importante centro comercial da Península Arábica, sendo
Maomé um comerciante em sua juventude, o que proporcionou a ele entrar em
contato com diversas outras culturas, como cristãos e judeus. Segundo a
tradição, Maomé quando tinha 40 anos recebeu a revelação da palavra de Deus (Alá)
através do anjo Gabriel. Nessa revelação, Alá havia pedido a Maomé que
difundisse o ensinamento de que havia apenas um deus, Alá, e que Maomé seria
seu profeta.
Iniciando
essa difusão entre seus familiares, Maomé passou a pregar o ensinamento em
Meca. Por ser uma cidade comercial, havia pessoas com variadas crenças, os
comerciantes viam as pregações como ameaças ao comércio e os sacerdotes temiam
pelo seu domínio religioso. Maomé foi perseguido, sendo obrigado a fugir para a
cidade de Iatreb, ao norte, em 622. Esse episódio ficou conhecido Hégira
(fuga, em árabe), marco inicial do calendário muçulmano. Em Iatreb, Maomé
conseguiu converter a população e unir as tribos locais, tornando-se líder
religioso e político da cidade.
Iatreb
passou a se chamar Medina (cidade do profeta, em árabe) e
Maomé formou um exército de 10 mil homens que se dirigiram a Meca,
conquistando-a em 630. Na cidade de Meca, Maomé e seus seguidores destruíram
todos os ídolos que eram adorados, menos a “pedra negra”, objeto sagrado
símbolo da união de todos os muçulmanos, e a Caaba, o local
que abriga a pedra, que se tornou o centro do principal templo da religião, dedicado
unicamente a Alá. Com a conquista da cidade, tinha início também a constituição
e a rápida expansão do Império Islâmico.
O profeta Maomé viu seu império conquistar
toda a Península Arábica. Com sua morte em 632, os poderes políticos, religiosos
e militares foram confiados aos califas, os substitutos de Maomé. Os quatro
primeiros califas eram parentes de Maomé e governaram o
império até o ano de 661, e expandiram o Império Islâmico em um período que se
divide em três fases, com a primeira conseguiram expandir as fronteiras
islâmicas para o Egito, a Palestina, a Síria e a Pérsia. Na fase seguinte que
estiveram como detentores do poder a família dos Omíadas, que transformam
Damasco na capital do Império, governando até 750. Nesse período, os árabes se
transformaram numa potência naval, chegando à Índia, no Oriente, dominando o
norte da África e iniciando a conquista da Península Ibérica, na Europa.
A última
fase de expansão do Império se iniciou com a dinastia dos Abássidas,
que transferiu a capital para Bagdá, na Mesopotâmia. Com a grande extensão do
Império, ele foi dividido em Emirados, que eram estados independentes.
Conquistaram ainda a Sicília, na Península Itálica, além das ilhas de Córsega e
Sardenha.
Porém, o Império foi entrando em declínio com
a perda de territórios no Oriente, para os turcos seljúcidas e para os mongóis.
Os domínios na Península Ibérica ainda seriam mantidos até 1492, quando os
espanhóis os expulsaram da região durante as Guerras de Reconquista. No entanto o legado árabe permanece
presente nos dias atuais devido às grandes contribuições na difusão das obras
greco-romanas, na arquitetura, na matemática, na literatura, nas ciências e em
vários outros aspectos culturais. Sendo a (FÉ), a maior responsável pela união
de um povo; politeísta que se converte ao monoteísmo de uma nova religiosidade,
forma um império que se expande em larga escala, deixando para a atualidade
relevantes contribuições em áreas diversas.
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