UNEB – Universidade do
Estado da Bahia UAB –Universidade Aberta
do Brasil
Disciplina: Organização
do Trabalho Escolar I - Grupo G27
Licenciatura em
História Pólo: Santo Estevão - Data 09-04-2012
TP Marcos Paulo TD
Gracione Batista PF Maria Luiza F. dos Santos
Atividade: Resenha
Alan machado Borges
Planejamento e
Atividade na escola:articulação e necessária determinação ideológica.
Santo Estevão
2012
Planejamento e
avaliação na escola:articulação e necessária determinação ideológica.
Alan Machado Borges
Nota-se no
texto que o autor destaca a intenção da ação do ser humano no meio ambiente
para modificá-lo, essa ação se dá de modo micro e passa geralmente despercebida,
porém as de modo macro são facilmente notadas; ambas afetam o mundo social.
Vê-se no texto
que o ato de planejar é algo intencional, não neutro e ideologicamente
comprometido, no entanto a prática do planejamento na educação tem sido
conduzida de modo neutro e sem comprometimento, para se conhecer essa realidade
basta observar como os livros de Didática ensinam e como se dá essa prática na
escola.
O planejamento
tem sido mostrado no texto, no tocante ao ambiente escolar como um
preenchimento de formulários; porém o planejamento precisa cuidar das
finalidades político-social da ação.
O autor relata
diversas definições relacionadas ao planejamento, citadas do livro:Planejamento
do Ensino e Avaliação, de Clódia Maria; para demonstrar que a atividade de
planejar é neutra, porém não deveria ser.
Para a
construção do futuro não basta estarmos atentos aos meios educativos,
precisamos estar atentos aos fins é fundamental que a prática de planejar ganhe
a dimensão de uma decisão política, científica e técnica.
Observa-se que o
ato de planejar dever ser algo no qual o individual e o coletivo atuem juntos
ao mesmo tempo, para isso o autor conta com a avaliação constante do projeto
pois através da mesma pode se notar, se necessário for, as modificações e todo
o andamento da execução do planejamento e são fundamentais.
Esse texto é
relevante não só para os acadêmicos, porém para todos que conhecem a
importância da educação e se preocupam no tocante ao andamento das escolas e na
forma de atuação dos educadores.
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA:
LUCKESI,
Cipriano Carlos,Planejamento e Avaliação
na Escola:articulação e necessária determinação ideológica.p.115 a
125.Disponível em:WWW.ava4.uneb.br. acesso em 09.04.2012 às 10:30 hs
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