quarta-feira, 30 de julho de 2014

Segundo período




UNEB – Universidade do Estado da Bahia  UAB –Universidade Aberta do Brasil
Disciplina: Organização do Trabalho Escolar I - Grupo G27
Licenciatura em História Pólo: Santo Estevão - Data 09-04-2012
TP Marcos Paulo TD Gracione Batista PF Maria Luiza F. dos Santos
Atividade: Resenha


Alan machado Borges



Planejamento e Atividade na escola:articulação e necessária determinação ideológica.









Santo Estevão
2012


Planejamento e avaliação na escola:articulação e necessária determinação ideológica.
                                                                                                                     Alan Machado Borges
          Nota-se no texto que o autor destaca a intenção da ação do ser humano no meio ambiente para modificá-lo, essa ação se dá de modo micro e passa geralmente despercebida, porém as de modo macro são facilmente notadas; ambas afetam o mundo social.
         Vê-se no texto que o ato de planejar é algo intencional, não neutro e ideologicamente comprometido, no entanto a prática do planejamento na educação tem sido conduzida de modo neutro e sem comprometimento, para se conhecer essa realidade basta observar como os livros de Didática ensinam e como se dá essa prática na escola.
         O planejamento tem sido mostrado no texto, no tocante ao ambiente escolar como um preenchimento de formulários; porém o planejamento precisa cuidar das finalidades político-social da ação.
        O autor relata diversas definições relacionadas ao planejamento, citadas do livro:Planejamento do Ensino e Avaliação, de Clódia Maria; para demonstrar que a atividade de planejar é neutra, porém não deveria ser.
       Para a construção do futuro não basta estarmos atentos aos meios educativos, precisamos estar atentos aos fins é fundamental que a prática de planejar ganhe a dimensão de uma decisão política, científica e técnica.
       Observa-se que o ato de planejar dever ser algo no qual o individual e o coletivo atuem juntos ao mesmo tempo, para isso o autor conta com a avaliação constante do projeto pois através da mesma pode se notar, se necessário for, as modificações e todo o andamento da execução do planejamento e são fundamentais.
       Esse texto é relevante não só para os acadêmicos, porém para todos que conhecem a importância da educação e se preocupam no tocante ao andamento das escolas e na forma de atuação dos educadores.

REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA:
LUCKESI, Cipriano Carlos,Planejamento e Avaliação na Escola:articulação e necessária determinação ideológica.p.115 a 125.Disponível em:WWW.ava4.uneb.br. acesso em 09.04.2012 às 10:30 hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário